domingo, 1 de novembro de 2015

10 razões para amar Lisboa – Parte 1






1) Turismo

Muitas pessoas, que vem nos visitar, perguntam quais cidades deveriam ver além de Madrid. Eu sempre aconselho a passar por Lisboa, mas ninguém me leva a sério. Talvez pelo fato de falarem português ou porque tiramos tanto sarro de portugueses... acho que os brasileiros tem a sensação de que estar em Portugal não é realmente estar na Europa. Bom... só posso dizer que, independentemente da língua ou do continente, Lisboa é uma das cidades mais preparadas para os turistas. A companhia de ônibus turísticos Yellow Bus tem suas rotas definidas, que também contemplam passeios de bondinho e conexões com o transporte público - além de te levar do aeroporto para outros pontos da cidades por apenas 2 €!

Região da Baixa-Chiado - Centro de Lisboa

2) História

Lisboa tem uma história fantástica de recuperação após um dia de tragédias. Exatamente no dia 01 de Novembro de 1755, a cidade passou por um terremoto, seguido por um tsunami e  incêndios. Pra conhecer bem a história de Lisboa vale o passeio no Museu de Lisboa, que está na Praça do Comércio. O Museu de Lisboa conta bem sobre a prosperidade do povo português, o descobrimento do Brasil, as riquezas que ali encontraram, mas também sobre a fatalidade de 1755 e a brilhante recuperação da cidade. As casas e ruas foram reconstruídas nos anos seguintes, com a tecnologia anti-sísmica mais moderna da época!

Praça do Comércio

3) Cidade

Como muitas cidades européias, Lisboa tem seu centro histórico, seus bairros e seu lado super moderno. A região entre a praça Marquês de Pombal até chegar na Praça do Comércio, à beira do rio Tejo, seria a região mais antiga e histórica de Lisboa. Ali podemos ver os bondinhos pra cima e pra baixo, o Elevador de Santa Justa, as casas com azulejos e tudo de lindo que também vemos em algumas cidades costeiras do Brasil, como Santos e Salvador.

Freguesia de Santa Maria Maior

A região chamada Oriente é onde encontramos a parte mais moderda de Lisboa. Ali estão o Parque das Nações, o Oceanário, o Teleférico de Lisboa e também uma visão fantástica da Ponte Vasco da Gama, que foi construída em 1998, quando houve a Expo Lisboa. A Ponte Vasco da Gama é a maior da Europa, e tem mais de 17 km!

Ponte Vasco da Gama. Foto: wikimedia.org

Outra ponte que eu amo em Lisboa, é a Ponte 25 de Abril, que está mais próxima da região de Belém. Ela foi construída com o mesmo design da Ponte de San Francisco.

Ponte 25 de Abril vista do Monumento Padrão dos Descobrimentos

4) Pessoas

Ok, brasileiros tiram muito sarro de portugueses, e os chamam de bobos ou de burros. Gente… isso é puro preconceito e falta de educação da nossa parte (e digo nossa, porque sou brasileira e me incluo nessa bagaça). A primeira coisa que precisamos entender é que os portugueses são literais – se você perguntar: “tem café?”, eles te responderão “sim”. Não espere que um português pense: “o brasileiro perguntou se tem café porque ele quer um café”. Ele vai te responder aquilo que foi perguntado. Outro exemplo, perguntar a um português “qual é seu telefone?” e ele te responderá “um Iphone”. Ele tá errado? Não… você é quem não foi claro em pedir “Podes me trazer um café?” ou “Qual é o número do seu telefone?”.
Explicações a parte, portugueses adoram brasileiros e tudo a ver com nossa cultura. Adoram novelas, música, jeito de dizer as coisas e tudo o mais que podem gostar. Somos super bem tratados em Portugal – pena que a recíproca não é verdadeira!

Mirador de Alfama

5) Comida

Amo a comida em Lisboa… simplesmente, amo!! A cozinha portuguesa é muito parecida com a nossa. E é muito fácil encontrar restaurantes com comida caseira, ou comida com cara de casa da avó. No geral, eles comem muito peixe e frutos do mar, mas também pode-se encontrar pratos vegetarianos ou uma boa carne. Adoro arroz malandrinho e polvo a lagareiro… Além disso, em Lisboa é possível encontrar risólis, coxinha e quiches maravilhosos, além de ótimos cafés. Como dica, deixo pra vocês conhecerem Restaurante Marisqueria Santa Marta próximo a Avenida da Liberdade, Restaurante Sacramento no Chiado, para uma opção mais moderninha, e também o Restaurante Adega das Gravatas em Carnide.

Espero que esta série de posts contribua para que vocês tenham uma vontadinha de passar pela linda Lisboa! Eu vou sempre que posso e seguirei indo!

Também não posso deixar de citar meus amigos “tugas” queridos, que me ensinaram muito sobre essa gente maravilhosa! Beijocas pra Oh Carolina, Filipa, Miguel, Elsa (e Martim), Felipa, Henrique, Mariana e Ricardo – vocês são muito fixe!!


Malta fixe literal, esplanando por Madrid :D
Para continuar se apaixonando por Lisboa, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário