quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Dicas para fazer uma mala de viagem profissional

Como acontece em 75% dos textos deste blog: estava conversando com uma amiga e tive a idéia para escrever este texto!


Depois de tantas viagens por ano, posso me auto-denominar uma profissional na arte de fazer mala para viagens a trabalho! Em média, estou fora de Madrid uma vez a cada 10 dias, e na grande maioria, minhas viagens são bem curtinhas - de 1 ou 2 dias. 







Nesses últimos 5 anos, aprendi o que é imprescindível levar, ou o que é desnecessário. E ultimamente não tardo mais do que 20 minutos em fazer a mala! Sem exagero... chego a passar em casa antes de ir pro aeroporto, e finalizar a mala! Já é simples e eficaz. E vou tentar passar o conhecimento adiante!


Faturar ou não, eis a questão

A maioria das linhas aéreas com as quais eu viajo aceitam dois volumes de mala por passageiro, na cabine. Ibéria, TAP, Air France etc, geralmente não encrencam com a sua mochila. Já as low cost, tipo Ryanair e EasyJet não aceitam duas peças, nem que sejam minúsculas.


Dependendo da duração da viagem, melhor mesmo é considerar fazer o check-in (faturar) a mala de roupas e reduzir o stress na hora de entrar no avião.


O tamanho da mala é muito importante! Para viagens curtas, uma mala pequena é mais do que suficiente, levando em consideração a praticidade na hora da escolha das roupas.



Primeiro, vamos levar em consideração de que eu praticamente NUNCA tenho tempo nem de fazer turismo, ou exercícios... então daí já saem uns 2 kg de coisas que nem me incomodo em levar!


Geralmente eu pego:

  • Uma camisa ou blusa para cada dia que vou passar fora
  • Dependendo da época do ano, ou ocasião, posso pegar um blazer ou um blusa de frio mais quentinha
  • Se tiver espaço, coloco uma blusinha a mais (porque vai-que-dá tempo de dar uma voltinha de noite)
  • Vou sempre com uma calça e levo outra na mala, mesmo que seja uma viagem de um dia pro outro. Por quê? Porque uma vez na vida eu levei um banho de cerveja do meu chefe na hora do jantar, e no dia seguinte fiquei cheirando "pão fermentado" até chegar em casa
  • Roupa íntima e meias, também tenho a regra de uma por dia, e uma a mais para o "just in case"
  • Sobre sapatos: Eu sempre vou com o que está no meu pé e levo um par de Hawaianas
  • Se são muitos dias, tipo, mais do que três, eu acabo levando um sapato diferente para não cansar o pé
E dentro dessa mala também vai minha necessaire, mas eu dividi isso aqui no texto!



Stelinha me ajudando... not

A necessaire


Minha necessaire fica sempre pronta para viajar! E eu só dou uma repassada de vez em quando. Todos os líquidos eu coloco num saquinho plástico transparente, pois várias vezes eu já fui barrada por estar com uma necessaire escura.

SEMPRE tenho:
  • Frascos pequenos de shampoo e condicionador
  • Desodorante
  • Um perfuminho
  • Escova e pasta de dente
  • Alguns remedinhos de dor de cabeça, enjôo ou dor de estômago
  • Também tenho um kit de maquiagem básico com corretivo, base com protetor solar, blush, rímel e um batom
  • Sempre levo uns dois absorventes


Deixar tudo isso na mão é ótimo, pois eu nem penso na hora de fazer a mala. Agarro a necessaire e o saquinho de líquidos e jogo na mala. E tchau!

Na mochila ou bolsa de mão


Minha mochila é usada diariamente, e sempre tenho dentro dela:

  • Meu laptop (dãar)
  • O carregador do laptop se a viagem dura mais de 2 dias. Se for menos eu nem levo!
  • PASSAPORTE
  • Carteira com o NIE e outros documentos importantes, tipo Carteira de Habilitação, dinheiro e cartões de crédito e débito
  • Celular(es) com respectivo fone de ouvido (e alguma coisa baixada pra assistir enquanto o avião sobe ou desce)
  • Carregadores de celular – pois tenho dois e cada um tem o seu plug (Valeu aí, Samsung)
  • Cartões de visita
  • Caderno de anotações (sou dessas)
  • Caneta (sou dessas II)
  • Às vezes levo um livro ou meu tablet mas geralmente não tenho tempo de ler nada

BÔNUS!


Dicas pra passar mais facilmente pela segurança nos aeroportos

  • Quando entrar na fila já vai tirando o laptop de dentro da mochila ou do case, pra não perder tempo
  • Não precisa tirar os telefones ou os tablets
  • Tirar também a jaqueta, cinto, moeda do bolso, cachecol…
  • Tentar viajar com sapato de cano baixo e de preferência sem salto. Quando viajamos com botas altas e salto, o policial nos pede pra tirar o sapato antes de passar pelo detector de metal
  • SEMPRE lembrar de tirar o saquinho de líquidos e qualquer garrafa de água que esteja na sua mochila


Se tiver que passar por alguma imigração

  • Fique calmo! Eles só querem saber se você não está tentando entrar de maneira ilegal no país
  • Entregue o passaporte e o cartão de embarque
  • Responda somente com palavras ou frases curtas como: sim, não, a trabalho, no hotel X…
  • Isso facilita o trabalho deles e não faz você perder tempo dando mil informações que não interessam ao policial!


E para as melhores dicas de como viajar de maneira executiva, adoro o filme Up in the Air!




E outro dia vi esse vídeo da Laura Sette do 7 Cantos do Mundo, e achei sensacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário