domingo, 3 de junho de 2018

Minha experiencia com o Invisalign

Essa coisa de “virar adulta” e perder a convivência com seus amigos de longa data faz também com que sua história se perca um pouco...mas daí existem os posts no blog para passar adiante. 

Muita gente não sabe, mas eu usei aparelho dos 13 aos 22 anos de idade! E por haver passado toda a adolescência com os dentes cheios de arame, quando finalmente me vi livre disso, eu acabei relaxando um pouco e vi meus dentes e gengivas sofrer as consequências. 

Aqui já no final do tratamento, com 21 aninhos
Estive buscando tratamento com vários dentistas, principalmente pela ATM e por não perder alguns dos dentes (sério), e depois de muito buscar e gastar, acabei encontrando a clínica da Dra. Leon em Madrid.

Me senti muito segura com ela e troquei muita ideia com meu dentista no Brasil antes de tomar a decisão de fazer outro tratamento ortodôntico, e não me arrependo nem um pouco. Estou na metade do tratamento principal e não consigo imaginar melhor forma de fazer isso na vida adulta.

Muita gente me perguntou na época sobre o Invisalign, e eu mesma vi muitos vídeos no YouTube sobre pessoas que utilizam, então resolvi deixar minha e experiência aqui descrita.

O que é o Invisalign?

O Invisalign é um sistema desenvolvido nos EUA (de uma empresa chamada Alligntech) para alinhar os dentes de maneira muito discreta. São chamados de alinhadores invisíveis. Principalmente indicado para adultos, e em situações em que a movimentação dos dentes precisa ser muito suave.

Basicamente é um sistema de alinhadores (aligners) desenvolvidas especialmente para determinada pessoa, e que são trocadas de 7 a 14 dias e vão lentamente alinhando os dentes. São feitas para ser invisíveis e, se bem cuidadas, são super discretas.


Antes de começar o tratamento é preciso fazer várias fotografias, radiografias e moldes, como se fosse para um aparelho normal. Todo o material é enviado para a empresa Invisalign, que devolve um modelo em 3D de como será o resultado final. Tendo isso aprovado, a Invisalign envia os alinhadores personalizados para o ortodontista. Depende de cada caso para saber o número de alinhadores, além de se precisa ou não alguma outra técnica paralela.

No meu caso, eu tenho 21 conjuntos (de cima e de baixo), que vou trocando depois de usar cada um de 10 a 14 dias, além de ter passado por um slicing (correção do tamanho dos dentes inferiores) e tenho algumas pecinhas coladas em alguns dentes pra facilitar a movimentação. Depois das 21 bandejas, a dentista vai verificar se preciso de novos alinhadores ou se seguimos para a fase de manutenção.

Comecei o tratamento em Novembro e já estou no conjunto de alinhadores de número 16 e noto bastante a diferença. 

Com o primeiro alinhador em Novembro - nem dava pra ver

Com o segundo alinhador e depois de colocar as pecinhas brancas nos dentes

Com o alinhador 13, em Abril

Quanto custa?

Acredito que o Invisalign custa o mesmo que um aparelho comum aqui na Espanha, mas como são poucos os dentistas que trabalham com ele, além de ser tudo importado, pode ser que o custo sofra variações. Fiz uma pesquisa com outras pessoas que usam e o preço médio é entre 3 e 5 mil euros no total. Já soube que no Brasil pode custar de 10 a 12 mil reais, porém, levando em consideração que o preço é tabelado mundialmente, isso está bem de preço!

Pode parecer meio salgado, mas geralmente é feito um pagamento de 50% no princípio e o resto é parcelado e pago cada vez que se vai na dentista verificar o andamento e pegar os novos alinhadores. Geralmente passo por lá a cada 3 alinhadores e faço um pagamento mensal que vai durar 10 meses. E a manutenção já está incluída no custo, até mesmo se for precisar de novos alinhadores.

Quanto tempo leva?

Isso depende da quantidade de alinhadores e da manutenção do tratamento posterior... pra mim, que passei 9 anos com aparelho fixo, 2 ou 3 anos de Invisalign passam rapidinho! Eu calculo que estarei com eles durante uns 2 anos incluindo a fase de manutenção. E obviamente, passarei o resto da vida com alguma retenção, fixa ou móvel, pra evitar que os dentes voltem ao seu original.

Quais são os cuidados com os alinhadores?

Cada conjunto de alinhadores vai te acompanhar por, no mínimo 1 semana. Quanto melhor se cuida, mais discretos eles se mantêm. Precisamos passar de 20 a 22 horas por dia com os alinhadores, ou seja, tira para comer, limpa os dentes e volta no lugar. E é fundamental dormir com eles.

Eu costumo beber somente água ou líquidos clarinhos quando estou com meus alinhadores. Café, chá ou qualquer bebida escura podem manchar os alinhadores. Não é ruim para o funcionamento, mas eles ficam menos discretos.
Tirar para comer é essencial, não mascar chicletes com eles, lavar bem e eu sempre tento tirar e limpar a saliva antes de guardar, para evitar mal cheiro. Geralmente eu lavo com a escova de dente e um pouco de pasta pela manhã e ao manter sempre limpo da baba, já é suficiente. Eu não gosto de colocar de volta após uma refeição grande, e sempre escovo os dentes antes de colocar de volta.

Arsenal de limpeza!



Uma vez por semana eu deixo na água com pastilhas para limpeza de dentaduras, para desinfecção. No mais é ter cuidado para não amassar ou dobrar e ser feliz com eles! Muita gente dizia em vídeos que deixou de beliscar ou fazer pequenos lanchinhos durante o dia por preguiça de tirar o aparelho. Não é meu caso... Também tem gente que diz que emagreceu usando o Invisalign ou outro aparelho! Mas também nunca foi nem nunca será meu caso! 

Dói?

Mais uma vez, sou uma profissional dos serviços odontológicos e não acho que o Invisalign cause dor... nos primeiros 2 dias do alinhador novo pode ser um pouco chatinho pela movimentação dos dentes, mas logo passa. Seus alinhadores são feitos para entrar perfeitamente na sua boca, e o tratamento é suave... Não deveria causar muita dor de nenhuma maneira. Se isso acontecer, é preciso pedir a revisão do dentista ou que te indiquem um remedinho pra dor.

Prós

  • O tratamento é tão discreto, que quase ninguém percebe que estou usando o alinhador e se surpreende quando me vê tirando. 
  • A forma de pagamento é facilitada 
  • Os resultados são bem rápidos (no meu caso está sendo)
  • Muito suave e com pouco impacto na gengiva (importante pra mim)


Contras  

  • Precisa ter paciência para tirar e colocar antes e depois das refeições 
  • Precisa cuidar muito da escovação para não deixar resíduos que podem manchar o alinhador ou causar alguma cárie
  • Tenho que levar um arsenal sempre que saio (caixinha, escova, pasta...) ou levar em consideração que vai comer e passar umas horas sem os alinhadores


Como comentei, vi muito vídeos no YouTube que me ajudaram a esclarecer o uso, mas a dentista me explicou tudo quando comecei a usar! Muitos em inglês... porque no Brasil não tem muita gente usando ainda.

Eu gostei muito dessa review, porque é muito real!


Esse vídeo me deu muitas idéias para a limpeza e manutenção, mas honestamente achei a blogueira um pouco exagerada com a quantidade de produtos!


Finalmente, eu adoro meus alinhadores e até acho que vou sentir falta deles quando o tratamento acabar!

Logo mais eu conto o resto da história! :)

16 comentários:

  1. Olá Camila, gostei muito do seu post.

    Usei aparelho fixo por 8 anos e agora vou usar alinhadores porque notei que meus dentes entortaram. Gostaria de saber se quando você colocou os alinhadores, seu dentista te alertou sobre a reabsorção radicular (encurtamento da raiz de alguns dentes devido ao longo período usando aparelho).

    Obrigada e boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tive esse problema há anos, e acabei tendo que passar por duas cirurgias de reparação da gengiva. O Invisalign acabou ajudando mais que atrapalhando nesse caso! Até a dentista queria fazer mais uma cirurgia mas eu não vejo muita necessidade. Todo aparelho tem esse risco, por isso precisa ficar sempre monitorando!

      Excluir
    2. Olá, Camila! Como vai? Espero que bem.
      Preciso corrigir minha oclusão (mordida aberta) e parece que temos casos parecidos, eu também tenho DTM (bruxismo) e passei por enxerto gengival (retração).
      Fui a uma clínica e o orto disse que o tratamento mais adequado seria o Invisalign, por ser o tratamento mais prático para manter a higiene, com menor perda óssea, mais rápido e que ainda simularia o efeito da minha plaquinha miorrelaxante (bruxismo).
      Por favor, poderia me dizer como o Invisalign influenciou o seu problema na ATM e nas gengivas?
      Sentiu dores na ATM durante o tratamento?
      Houve melhora nas retrações gengivais?
      Desde já agradeço pelo seu tempo. Abraço!

      Excluir
    3. Olá Daniel! Como sempre, meu blog não me avisa dos comentários! Desculpa a tardança!!
      O invisalign ajudou com a ATM, foi parte do meu tratamento. Não piorou a situação das gengivas (que era meu maior medo!) e até achei que deu uma melhorada! EU já não tenho mais Invisalign mas estou usando placa o dia inteiro. Boa sorte!

      Excluir
  2. Oi, Camila! Cheguei aqui pesquisando sobre o invisalign e fiquei curiosa com esse comentário, por que você usa placa o dia inteiro? É a plaquinha do invisalign de contenção? Estou considerando esse aparelho mas como é uma facada tenho tentado me informar bastante sobre ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, o Invisalign tem que ser usado mínimo 22 horas por dia. Só tira mesmo pra comer e volta ela no lugar!

      Excluir
  3. Olá Camila obrigada pelo seu post. Sabe.me dizer de quantos mm foi o seu desgaste dentário?sentiu sensibilidade após o desgaste? Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não sei dizer quantos milimetros foram mas é menos de 1! Nao senti sensibilidade, mas é verdade que tenho canal nos dois dentes onde foi feito o IPR, e há muuuito tempo uso Sensodine! Então não sou parâmetro pra responder...

      Excluir
  4. Desgaste dentário interproximal IPR. Assim se chama

    ResponderExcluir
  5. Olá estou usando o aparelho há duas semanas e confesso que sofro para tirar para comer. Parece que ele está grudado com cola.As vezes desisto de comer pq não consigo tirar. Tem alguma técnica para facilitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! A melhor maneira de tirar é puxando pela parte interna da parte de trás! Eu usava a unha pra facilitar, mas quando cortava a unha, dificultava! Outra opção é tomar mais coisas líquidas e depois bastaaaante água pra limpar! Como sempre troca dentro de 2 semanas não tem problema que fica manchado. Só precisa tomar cuidado com coisas açucaradas porque você pode ter mais cáries!!

      Excluir
  6. Oii Camila!
    Tudo bem?? Você sentiu dificuldade pra falar com os alinhadores? Mesmo tendo tipo uma resina pra ajudar a segurar nos dentes, tenho a impressão de que eles podem sair ao falar, e eu falo o dia todo no trabalho. Você teve esse sensação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seu comentário nunca chegou até mim... vi sem querer! Peço desculpas!
      Algumas pessoas podem ter dificuldade pra falar - no meu caso me cansa mais falar de aparelho, mas com qualquer aparelho! O invisalign, depois que se acostuma, não trás dificuldade!! E eles não saem, de jeito nenhum!

      Excluir
  7. Oi Camila, estou ainda no 1° alinhador (3° dia) e sem atachments. É comum além de leve dor e pressão, sentir coceira e sensibilidade? Tô evitando remédios, mas quase me rendendo a um analgésico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Cada corpo responde de um jeito... coceira nunca tive, mas sensibilidade muita! Não sofre não... toma um remedinho pra te ajudar na adaptação!

      Excluir
  8. Olá se quiser conhecer um pouco sobre os preços de Invisalign bats acessar: https://invisalignpreco.com.br/

    ResponderExcluir