Depois de quase 4 anos na capital espanhola, está mais do que na hora de deixar registrado um bom roteiro para os meus visitantes! Sempre faço questão de ajudar na organização das viagens, e percebi que acabo tendo “o mesmo trabalho” sempre. Assim que, mãos a obra e vamos deixar um texto feitinho no blog!
Tem quem diga que Madrid se conhece em 1, 2, 3 dias ou 100... Madrid é feita para passear sim, mas também comer e beber, sem repetir de local, sem exagero! Depois de mais de 1400 dias aqui, ainda me surpreendo com o que ainda não conheci desta cidade!
Assim que, quando alguém me diz que vai passar por Madrid, eu digo pra essa pessoa passar umas 4 noites, como mínimo! E se for mais dias, dar uma chegadinha até Toledo, Segóvia e/ou Ávila. Mas vamos lá!
1. Dia da chegada
Por mais que a pessoa chegue “cedo”, eu não aconselho fazer muita coisa no primeiro dia. Digo pra tomar um banho, dar uma descansada e sair pra jantar – não muito tarde. Minhas opções no primeiro dia é ir a um local espanhol legal, estilo o J5, ou no Hard Rock Cafe que é delícia!
2. Primeiro dia
Começo sempre pelo centro de Madrid, de preferencia pela Puerta del Sol, e geralmente acompanho! Depois de fazer um par de visitas guiadas, já virei uma “mini-guia” de Madrid. Se eu não puder acompanhar, geralmente indico um Free Walking Tour para quem fala inglês ou espanhol, ou azamiga que fazem tour guiado em Português.
Meu roteiro básico no centro é:
- Puerta del Sol
- Ópera
- Jardim do Oriente
- Palácio Real
- Catedral de Almudena
- Paradinha pra comer no Mercado de San Miguel
- Plaza Mayor
- Calle Mayor
- Plaza de Jacinto Benavente
- Callao
- FNAC/Corte Inglés
- Gran Via
Puerta del Sol |
Palácio Real |
Mercado de San Miguel - o mais querido dos visitantes! |
Plaza Mayor |
No final deste dia já está todo mundo destroçado, então eu sempre vou jantar onde não fomos na noite anterior (J5 ou Hard Rock)
3. Segundo dia
Neste dia geralmente a pessoa já está mais ambientada, então eu indico como pegar o metro e se divertir! Pra esse dia deixo coisas que ficam meio distantes deste centro mais turístico, mas que são maravilhosas. Almoçar em Madrid é muito fácil, seja para picar algo ou para sentar e comer. O negócio é procurar algo que te apetece, e na dúvida, entrar no VIPS mesmo!
Meu roteiro pro segundo dia é:
- Puerta de Alcalá
- Parque del Buen Retiro
- Lago artificial do Retiro
- Palácio de Cristal
- Estátua do Anjo Caído
- Cibeles / Palácio de Cibeles
- Paseo del Prado (e Museu do Prado se quiser)
- Estación de Atocha, com seus jardins tropicais internos
- Huertas/Barrio de las Letras
- Plaza de Santa Ana
Parque del Retiro |
Cibeles |
Plaza Santa Ana |
Adoro jantar nessa região de Madrid, e sempre indico ir na Vinoteca ou no Lateral.
4. Terceiro dia
Para sair um pouco do conceito histórico, e mostrar que Madrid também é muito modernosa (!!), no terceiro dia eu indico começar pelo região da Castellana. Ir até a estação de Begoña, onde estão as Quatro Torres, depois vai descendo até a Plaza de Castilla onde estão as Torres Kio.
Depois de ficar com torcicolo andando e olhando pra cima, é a hora do Tour do Santiago Bernabéu! Até que não gosta de futebol fica encantando com aquilo tudo!
Se ainda tiver com vontade de bater perna, eu indico ir até a Calle Fuencarral e visitar aquele shopping a céu aberto! E pra comer, é imperdível passar pelo Mercado de San Ildefonso – meu mercado preferido de Madrid.
Para fechar com a sobremesa, passar na Mistura!
Para jantar, eu gosto muito de um restaurante chamado Txirimiri, que fica bem próximo do Templo de Debod. Aproveitem o por-do-Sol ou as luzes que ficam acessas só até as 22h30.
5. Quarto dia
Se for o último dia eu indico passar pela Plaza de Toros – sim! É muito bonita e parte da cultura do espanhóis. Não precisa ver uma Corrida de Toros (ou Tourada como conhecemos), mas o tour é bem legal e interessante!
Além disso, deixo livre este dia para compras e para repetir algo que gostou muito nos dias anteriores. Alguns voltam ao J5, ou ao Retiro... mas TODOS decidem voltar ao Mercado de San Miguel - SEMPRE.
6. Dias extras
Se for pra ficar mais dias em Madrid, e ainda tiver um domingo no meio, eu indico ir ao Rastro e almoçar em La Latina.
Para os malucos por compra, indico também os Outlets em San Sebastián de los Reyes e Las Rosas, como já comentei no BLPM. Isso pode levar um dia em cada!
Além dos já comentados Toledo, Segóvia e Ávila – um dia para cada!
De qualquer maneira, Madrid ainda tem muitos bares, muitos restaurantes e muitas ruas escondidas para conhecer e disfrutar!
Meu roteiro é de passeio, mas também bem gastronômico. Não gosto muito de museus, então eu não incluo na lista. Mas muita gente gosta e deve sim ir! Minhas compis do BLPM também tem seus roteiros próprios:
De qualquer maneira, fico muito orgulhosa por colocar “Madrid no mapa” de muita gente que nem pensava em passar por aqui, e ainda mais quando pessoas queridas dizem que adorariam voltar outra vez!
Madrid é preciosa e segue sendo uma das minhas cidades favoritas do mundo – venham me ver e eu prometo que será uma das favoritas de vocês também!
Garantia de gente feliz! |
Eu fui segui e voltarei...
ResponderExcluirAbraços
Dalmo
Contando os dias para conhecer Madrid!
ResponderExcluirVou seguir este roteiro! Felicidade garantida!
ResponderExcluir