terça-feira, 27 de julho de 2021

E a COVID me pegou

Peguei a merda da Covid de uma amiga em um jantar onde estávamos, além do casal já contaminado, mais 4 adultos e 2 bebês. Todos os adultos tínhamos a primeira dose da vacina eu fui a única que peguei o vírus (ainda bem!). Meus amigos e o Dan  fizeram o teste PCR e deram negativo. Eu, que já tinha sintomas, fiz o teste de antígenos e deu positivo.

Me senti uma completa imbecil por ter conseguido essa proeza... e algo de vergonha por ter passado o dia num churrasco, com poucas pessoas na verdade, e ter que avisar a todos que eu tinha tido contato com um "possível positivo" e logo "o positivo sou eu".

Fonte: www.microfilosofia.com


O que fazer nesses casos?


Para além de chorar de raiva, eu avisei a todos as pessoas com quem tive contato, desde a quinta-feira - já que o jantar foi na quarta-feira - até o sábado a noite, quando eu soube que o casal de amigos tinha feito um PCR.

Até mesmo antes de saber se o PCR era positivo ou não, eu já cancelei meus compromissos no domingo, e avisei no trabalho que ia estar trabalhando desde casa (risos).

Avisei também no número indicado de "Apoyo al Covid" (900 102 112) que era um possível positivo, e  entrei em contato com o meu centro de saúde para pedir uma consulta telefônica. Eles me chamaram de volta e me disseram que eu tinha direito a 10 dias de "baja médica" para trabalhar de casa ou não trabalhar se não pudesse fazer o home office, ou se eu fosse positivo.

Mas beleza então, era domingo, todos foram avisados, ficaríamos em casa nos próximos 10 dias... até que chegou a mensagem de que o casal de amigos tinha dado positivo.

Sintomas da Covid pós primeira dose da vacina:


Meus sintomas começaram no mesmo domingo: tosse, dor de garganta, catarro e evoluiu pra dores no corpo e muito, MAS MUITO, cansaço. Eu só fui perder o olfato na terça-feira, e não cheguei a perder o paladar completamente.

Me ligaram do centro de saúde na segunda-feira e me indicaram fazer o teste somente na terça-feira de noite, mas eu quis fazer antes e avisar aos amigos se era mesmo ou não positiva antes possível. Por isso eu fiz um teste de maneira particular, e em 5 minutos eu soube que... era positiva.

E essa informação foi enviada ao centro de saúde e ao centro de apoio ao Covid.  Outra vez me ligaram no dia seguinte pra perguntar dos meus sintomas e orientar que eu e meu marido permanecéssemos separados por 10 dias.

Disseram que ele deveria fazer um teste dentro de 1 semana para dar seguimento ao contágio. Nós nos separamos completamente dentro de casa, e eu saísse do quarto onde dormia, tinha que estar de máscara. Ele fez o teste e, deu negativo!!

Sobre a segunda dose da vacina... até agora eu não sei se posso tomá-la. 

Fiz um vídeo pro Instagram do BLPM, mas pra não falar nenhuma groselha eu tinha anotado tudo antes... e isso virou este texto!


A Covid me deixou beeem mal, mas acho que sem a vacina teria sido muito pior. A falta de concentração é algo bem notável... estive falando umas besteiras nos últimos dias. 

Por isso nem é recomendável trabalhar! Trabalhei umas 2 horas, no máximo e depois só queria ficar deitada, jogada, vendo Bridgerton no Netflix. No dia 4 depois dos primeiros sintomas eu fiquei deitada o dia inteiro. Sem a mínima energia nem pra ter fome...

Se eu pudesse sugerir algo diria para quem está se vacinando que o melhor é resguardar-se até ter a pauta completa da vacina. Eu deveria ter me cuidado mais nessas 3 semanas entre uma dose e outra da Pã-faizer.... 

Instagram @essemenino

Ok, e agora?


Tive muita vergonha de avisar as pessoas que eu estive em contato com um positivo, e mais ainda de dizer que eu estava contaminada. Me deu pena que alguns deles tiveram que gastar uma grana e fazer os testes, seja do PCR ou de antígenos. Alguns dias depois as farmácias começaram a vender os auto-testes, e isso será algo mais econômico a partir de agora. Um PCR em Madrid pode custar entre 60 e 130€... parece uma máfia!

Por sorte, meus amigos e companheiros de trabalho foram super atenciosos e generosos comigo, e eu recebi várias mensagens diariamente para saber como eu estava ou se precisava de algo. Eu agradeço todo mundo de coração! Quando vivemos em outro país, isso vale ouro! 

Cuidem-se muito e nao subestimem a importancia da vacina, ou do risco de contrair Covid até mesmo depois dela... nao deixem de tomar a segunda dose!! 

Eu geralmente não fico doente, eu faço muito esporte, eu estava bem de saúde e ainda assim, acordei nos últimos dias com vontade de seguir na cama pro resto da vida... mas pouco a pouco eu vou melhorando!

Depois de 10 dias do começo dos sintomas, eu farei outro teste pra ter certeza que posso voltar ao trabalho (e dormir na minha própria cama!) com total segurança.

Deixo um link pra quem está em Madrid, cheio de boas informações e telefones úteis.

Agora até o gato voltou a chegar perto de mim... A Stela sabia que algo não estava bem, e resolveu se afastar um pouco. Mas se ela voltou, acho que tudo melhorou, mesmo!





2 comentários:

  1. Olha, primeiro, melhoras. Sei exatamente da sensação de vergonha. Depois de 1 ano e meio trancafiado em casa peguei numa ida a pediatra do meu filho, onde todos estavam com mascara N95 hospitalar da 3M. É uma sensação de nadar nadar nadar e morrer na praia. Dá vergonha mesmo.
    Sobre a vacina, eu ainda estou no Brasil(me mudo para Madrid mes que vem) e aqui não tem controle né. Só ir no teu dia e vacinar. Mas a recomendação da OMS e foi o que meu médico seguiu, foi de esperar 30 dias após o teste positivo para vacinar. Não é nem uma questão de segurança, mas de não confundir sintomas da vacina com do COVID. Aí na Europa, até onde eu sei, o atestado de recuperação de Covid é válido como "vacinação" por 6 meses e eles pedem que você só vacine após esse período. Não sei exatamente se é assim na Espanha, mas é a recomendação oficial da UE e sei que em Portugal é o que segeum.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo comentário! Depois de quase 1 mês me chamaram e me vacinaram também! As regras vão mudando! Tenho que atualizar o post!

    ResponderExcluir