terça-feira, 3 de junho de 2014

Crise? Uma visão pessoal e unilateral…



Frequento Madrid desde 2008. Sempre achei uma cidade cheia de vida, muita gente nas ruas, nos bares, felizes, bebendo, comendo, vivendo...

Conforme os anos foram passando, as pessoas nas ruas e nos bares diminuíram. Apareceram alguns pedintes, muita gente mendigando, vendendo coisinhas pequenas no metrô e pedindo ajuda.

2009, 2010, 2011: a crise, os protestos, o “paro” (que equivale a um seguro desemprego por tempo indeterminado), gente sem grana, gente sem emprego, artistas de rua, estabelecimentos fechando...

2013/2014: há pelo menos 5 anos vejo os mesmos pedintes, os mesmos artistas, as mesmas formas de falarem a respeito da crise. Me chama a atenção que são sempre os mesmos, me leva a pensar que isso se tornou o novo emprego – será que, se não desse dinheiro talvez eles não estivessem mais ali? Já teriam ido pra outro lugar? Tentariam outra coisa? Não sei, fica um pensamento e uma dúvida.

Os preços dos aluguéis baixaram, a qualidade dos serviçoes públicos diminuíram, a quantidade de desempregados aumentou.

Se alguém me pergunta o que eu acho dos serviços públicos de transporte ou de saúde, vou responder que são fenomenais! Simplesmente porque, para um brasileiro, qualquer serviço desses “mais ou menos bom”, já é algo que não temos e não vemos no Brasil. Mas aqui está mal, está sucateado (será?). É a crise...

Eu passei a viver aqui e a frequentar lojas, mercados, bares, procurar alguém pra limpar a minha casa. E me veio a seguinte interrogação: com tanta gente desempregada, ou “en paro”, como é que os serviços daqui sao TÃO RUIMS??? O que eu vejo DE VERDADE é muita gente encostada e sem vontade de trabalhar... me perdoem os bons, mas os maus são unanimidade!

A cozinha de alguns restaurantes fecha as 16h00:

“porque es así, vuelve a abrir a las 21h30!”

Não dá pra contratar outro cozinheiro? Tem gente na rua, tem turista de monte, que vai pro outro estabelecimento pra comer, e não só beber...

Fomos em um restaurante pela segunda vez, porque da primeira vez foi legal! Um franguinho com legumes, delícia! Domingão de Sol, o bairro La Latina estava cheio, gente esperando pra sentar. UM garçom atendendo:

“ya voy, ya voy...”

15, 20 minutos depois ele vem! Pedi meu franguinho! Wohooo! 45 minutos depois chega uma coisa beeem diferente da outra vez... Olá, por favor, esse é outro prato? E e o amigão me responde:

“es el mesmo... tia... tu no esperas comer la misma cosa siempre, no?”

Nãaaaao... espero ser bem atendida sempre, mas isso também não rola. Nao volto mais, nem levo mais ninguem, e ainda meto a boca no Foursquare!
Resolví contratar uma “chica para limpiar mi casa”. Pedi uma referencia, combinei por Whatsapp, tudo beleza. Chegou na minha casa, falou pro Dan:

“no me gusta eses trapos de limpieza, tampoco me gusta estes productos. Voy a comprar unas cosas más y ya regreso!”

Esperamos... 45 minutos, 1 hora... ligo e não me atende... mando uma mensagem e ela me responde:

“no vengo más, no me envíes más mensajes”

Crise? Verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário