35 anos cumpridos
6 anos de Espanha cumpridos
Na retomada do blog fiquei pensando sobre o que
escrever… tenho isso um pouco abandonado por pequenos motivos, a maioria deles
por pura “preguiça” de levar o laptop para casa… então fiz o quê? Pedi um mini-laptop
de presente de aniversario… e ganhei! (Tô escrevendo nele agora mesmo… e tô
apaixonadinha)
Agora tem menos desculpa, né, fofa?
Pois é… vamos recomeçar, então!
Pensei que, com o aniversário chegando, poderia
fazer uma revisão destes últimos anos vividos aqui na Espanha! E o que eu diria
para mim mesma, aquela menina de 29 que decidiu “largar tudo” (menos o Dan e o
gato) no Brasil e viver uma nova aventura profissional na terra do Quixote.
Assim como eu já me dei conselhos para ofuturo… queria dizer algunas coisas pra mim do passado.
Bora lá…
Querida Camilinha de 2013
Que acabou de se
casar com o Danilo e se enfiou num avião para começar o trabalho novo em
Madrid:
- Calma, respira… sei que a decisão foi fácil mas o processo não será tão fácil assim. Você terá momentos de extrema solidão, principalmente nos domingos de noite. Vai sentir saudade de amigas, das compras com elas, da mãe no sábado de manhã. Mas seus hábitos serão adaptados, e isso vai inclusive te tornar um pouco mais fria do que o habitual. Mas é momentâneo.
- Alguns daqueles seus companheiros de trabalho que você julgava mega amigos não serão tão amigos assim… cada um vai viver sua vida, sua visita ao pueblo, suas viagens e você vai ter que arranjar outras coisas para fazer e passar seu tempo livre.
- Você vai perceber que as reclamações que você tinha da empresa no Brasil, algunas pessoas tem da empresa na Espanha, e alguns companheiros vão eventualmente sair da empresa e você vai ficar completamente sem chão sem entender porque você acha tudo tão legal e eles não.
- Mas então algo surpreendente vai acontecer: aquele seu chefe meio distante, vai te fazer uma proposta indecorosa e você vai aceitar morrendo de medo. E você não estará preparada para asumir essa bucha… mas achará que está. Vai ganhar um carro, uma equipe, e uma mega responsa… e quase vai morrer no Camboja por conta de uma ameba… Mas vai aprender na marra, sua equipe vai crescer, a responsabilidade também, o salário nem tanto, e o chefe vai virar teu maior aliado e aquele seu buraquinho sentimental vai ser um pouco reduzido. Porque agora você tem muita gente ao teu redor que cresceu contigo na empresa e tem a mesma visão que a tua.
- Você, o Dan e a Stela vão estar mais unidos do que nunca por muito tempo, depois vocês vão ter uma mega crise, vai ser super difícil separar amor e carreira, mas você fará isso bem… você tem isso dentro de você e acredita no projeto. Muita gente já te taxa de “sem coração” mas você vai perceber que seu coração é grande o suficiente, mas tua paciência é o que realmente vai tirar vocês dessa. E se não certo… você terá crescido o suficiente para tomar uma decisão sábia quando chegar o momento. (Que saibas que o momento ainda não chegou).
- Você vai viajar o mundo… vai adorar a África e a Índia, e vai odiar a Itália. Pasme! E vai dizer que para todo mundo que nao vale a pena ir para lá. E vai abominar os EUA. E não vai entender porque alguns amigos vão tanto para Disney quando a Europa é tão mais interesante. E vai receber centenas de visitas e vai guiar todo mundo pela sua Madrid. E não haverá uma só pessoa que não vai sair da Espanha achando que ficou faltando muita coisa. Você vai decidir conhecer melhor ese seu novo país e vai admirar a quantidade de coisas lindas que tem para fazer e ver aqui. E ainda estamos longe de ter conhecido tudo.
- Você, que nunca tinha ouvido falar do Caminhode Santiago, vai fazê-lo mais de uma vez e já ficar planejando a próxima! Vai levar teus país para caminhar os últimos 100 km e eles vão adorar!! Aliás, você nem imaginava, mas vai se apaixonar por andar nas montanhas e fazer picnics ao ar livre. Sim, você… a eterna fã do sofá e das séries repetidas (mas você vai seguir fã dessas coisas ainda…).
- Camila, depois de rodar outra vez por alguns apartamentos, vocês vão voltar para um apto bem grande, do jeito que você gosta. Vai ter janelão e vistas para o norte de Madrid, com as 4 torres e a serra. Vai ser lindo e você vai ter um prazer enorme em chegar em casa depois de um dia longo ou uma viagem de trabalho.
- Você fará as pazes com os esportes. Vai re-descobrir o prazer de me mexer diariamente. Vai ter personal trainer e se enganchar no Fitboxing. Aquela sua dor no quadril vai ser deixada de lado, porque o resto do corpo vai doer mais (risos nervosos).
- Seu artigo do mestrado vai sair depois de 5 anos… e isso também vai demandar muita paciência. Você vai ter ajuda de amigos e companheiros de trabalho. Aliás, você terá mais de um artigo agora, porque seu trabalho vai gerar váaaaarios artigos super inovadores e você será muito reconhecida por isso.
- Falando em reconhecimento, você vai virar a menina do Linkedin da empresa e vai ser palestrante em diversas conferências internacionais. E na primeira vez vai te dar um ataque de pânico… no final! E teu chefe vai te ensinar a respirar e a desfrutar nas próximas. E é isso que você anda fazendo agora.
- Você vai ver que a grande maioria das pessoas seguirá entrando e saindo da sua vida. E você terá algunas amizades flash (como sempre), mas algunas ficarão por alguns anos e serão importantes para você, como sempre, que enxerga a troca momentânea como muito enriquecedora. Mas vai ser difícil fazer amigos no princípio. Quando você desistir dos amigos do trabalho, chegarão as amigas do BLPM, os portugas, a galera do Máster, o amigo do amigo, a pessoa que a outra conhecia… e você vai se ver cheia de tribos outra vez. Porque essa é a sua natureza.
- Você vai viver em Madrid mais do que viveu em Campinas e achar que não foi suficiente… você não quer ficar em Madrid o resto da vida, mas sabe que ficaria numa boa… afinal, es Madrid.
- Você vai ficar de mal com o Brasil e refutar ser brasileira… e jurar que nunca mais vai voltar pra lá… vamos ver se isso dura.
- Suas gordas seguirão lá pra você, assim como as amigas de Campinas, que estão sempre aparecendo no Whatsapp para dar um oi. E vão rolar vários encontros em vários lugares do mundo, até na sua amada Toronto.
- No momento você diz que nunca mais na vida vai comprar casa ou carro, mas acabou de passear nuns pueblos e pensou que talvez ter uma casona dessas no meio do nada pode ser legal. Mas só durou 5 minutos.
- No mais, não precisava ter tido a crise dos 30… você chegou aos 35 muito orgulhosa de quem é e do que você foi capaz de construir nesses últimos anos. E não foi nada material… mas tem um valor imensurável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário